» » Público lota etapa da Velocidade na Terra | Com vídeo e fotos

Domingão de sol forte, casa cheia  e muita emoção no Circuito Lelo Bala, em São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano, na disputa da Copa Brasil de Velocidade na Terra, válida como 1ª e 2ª Etapas do Campeonato Baiano.

Muita emoção no Circuito Lelo Bala de Velocidade na Terra.
Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões

Na presença de um bom público, começou a temporada do Automobilismo estadual no Complexo Automobilístico de São Francisco do Conde. Na pista, os vencedores da Copa Brasil foram Hamilton Santos (714), na categoria Turismo; Maiquel da Silva (14), na Speed e Romero Sampaio (763), no Kartcross.

Coloque o mouse sobre a foto e confira o Slide show de fotos:
1ª e 2ª Etapa do Campeonato Baiano de Velocidade na Terra no Circuito Lelo Bala. Fotos: Gabriela Simões

O público lotou o estacionamento do autódromo de São Francisco do Conde.
Antes do início da prova, a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) e o Clube de Automobilismo da Bahia (CAB) prestaram uma homenagem ao piloto Aureliano Campos, o Lelo Bala, que faleceu no final do ano passado, durante a realização da última etapa do Campeonato Baiano. Além de piloto, Lelo Bala era o presidente do CAB e foi um dos responsáveis pelo traçado e construção da pista de São Francisco do Conde.

Antes de pisar fundo, todos os pilotos perfilaram seus carros na reta oposta, defronte do grande público presente e foi executado o Hino Nacional. A grande surpresa ficou por conta da vice-presidente da Confederação de Brasileira de Automobilismo (CBA), Selma Moraes que apareceu de macacão e capacete, dirigindo um carro com número 31, que era utilizado por Lelo Bala.

Pisando fundo, Selma Moraes prestou homenagem ao amigo Lelo Bala.
Além de participar da homenagem, Selma também alinhou no grid e pisou fundo depois da bandeirada da largada da categoria Turismo. "É a primeira vez na minha vida, depois de 42 anos de automobilismo, que entro num grid de largada de uma prova de Velocidade na Terra. Já fiz Rallye, já fiz Karte, mas Velocidade na Terra nunca. Velocidade na Terra sempre estive ao lado de meu grande amigo e parceiro, Lelo Bala. É por ele que estou aqui. Hoje, alinhando com o carro de Humberto Cajaíba, outro grande amigo de Lelo, para prestar uma singela homenagem e sentir a emoção que ele sentia quando estava na pista. Eu vou correr por ele e com ele no meu coração", explicou a dirigente. 

Neste ano, o Campeonato Baiano de Velocidade na Terra será definido em 12 etapas, com quatro descartes, em seis datas já definidas. Além das duas primeiras disputadas neste Domingo (26) no dia 23 de Abril acontece a terceira e a quarta; a quinta e a sexta será 28 de Maio; a sétima e oitava, 6 de Agosto; a nona e a décima, 3 de Setembro; a décima primeira e a décima segunda, 8 de Outubro.


Sobre o CAB

Abelir Shonz, o Alemão, Leri e Paulinho com a equipe Paraná Racing.
Um dos mais antigos em atividade, o Clubes de Automobilismo da Bahia é responsável técnico pela realização do Campeonato Baiano de Velocidade na Terra. Disputados desde o início dos anos 2000, o Campeonato Baiano de Velocidade na Terra revelou diversos ídolos do Automobilismo Baiano como Erinaldo Matias, o Pernambuco e Aureliano Campos, o Lelo Bala, ambos em memória.

Também fizeram fama, nas prova de Velocidade na Terra, pilotos como os irmãos Leri e Lizandro Cardozo; Ricardo Castro Lima; Silvano Américo, o Madeira; Humberto Cajaíba; Marcelo Viana, o Marcelinho; José Hilton e Abelir Shonz, o Alemão. Estes foram alguns dos pioneiros que mostraram, com muita coragem e com o lema de "Baixo custo e grid cheio", que é possível se divertir com Automobilismo de competição na Bahia.


Resultados:
Romero Sampaio venceu a categoria Kartcross.
Kartcross:
1ª etapa:
1º) Romero Sampaio (763)
2º) Ramon Alves (737)
3º)  Antoni Morais (711)

2ª etapa:
1º) Ramon Alves (737)
2º) Romero Sampaio (763)
3º) Antoni Morais (711)

Copa Brasil:
1º) Romero Sampaio (763)
2º) Ramon Alves (737)
3º) Antoni Morais (711)

Maiquel da Silva venceu a categoria Speed.
Speed:
1ª etapa:
1º) Maiquel da Silva (14)
2º) Alexandre Martins (80)
3º) Jorge Sena (332)

2ª etapa:
1º) Jorge Sena (332)
2º) Maiquel da Silva (14)
3º) Alexandre Martins (80)

Copa Brasil
1º) Maiquel da Silva (14)
2º) Jorge Sena (332)
3º) Alexandre Martins (80)

Hamilton Santos venceu a categoria Turismo.
Categoria Turismo:
1ª etapa:
1º) Jackson Sodré (723)
2º) Hamilton Santos (714)
3º) Leri Cardoso (762)

2ª etapa:
1º) Flávio Estrela (759)
2º) Hamilton Santos (714)
3º) Leonardo Gonzato (700)

Copa Brasil:
1º) Hamilton Santos (714)
2º) Jackson Sodré (723)
3º) Leri Cardoso (762)

Calendário 2017:
26 de Março - 1ª e 2ª Etapas
23 de Abril - 3ª e 4ª Etapas
28 de 26 Maio - 5ª e 6ª Etapas
6 de Agosto - 7ª e 8ª Etapas
3 de Setembro - 9ª e 10ª Etapas
8 de Outubro - 11ª e 12ª Etapas

Sobre os autores:

Gabriella Simões fez Fotografia Digital no Sesc e é associada a Arfoc/Brasil através da Arfoc/BA. Miguel Brusell é formado em Comunicação Social na UFBA, tem pós em Gestão de Informações para Multimeios na FTC e bloga desde 2003.
«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Comentar