32º Bahia Juniors Cup inicia neste sábado - EsporteNaRede

Últimas

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

32º Bahia Juniors Cup inicia neste sábado

Com 230 tenistas e destaque para os baianos Maria Menezes, que joga 1º torneio na categoria principal de 18 anos e Natan Rodrigues, que busca título nos 16 anos.

Baiana Maria Menezes joga 1º torneio na categoria principal de 18 anos.
Colaboração de texto: Fabrizio Gallas/GallasPress
Foto: Bruno Rocha/GallasPress

Começa neste sábado, na parte da tarde, no Clube Bahiano de Tênis, a disputa da 32ª edição do Bahia Juniors Cup, maior torneio de tênis Infanto-juvenil do Nordeste e maior do país no segundo semestre, terceiro maior do Brasil na temporada com pontuação Grau 3 pro ranking mundial da Federação Internacional de Tênis.

Serão cerca de 230 tenistas de 12 países disputando as categorias 18 anos com pontuação Grau 3 pro ranking mundial da Federação Internacional de Tênis, 16 e 14 anos com pontuação pro ranking da Confederação Sul-Americana de Tênis, 12 anos e a novidade da categoria Kid´s, até 11 anos, com pontuação pro ranking da Confederação Brasileira de Tênis.

Na categoria principal mundial, o baiano Lucas Cruz, campeão de duplas ano passado, ganhou vaga na chave principal e vai desafiar os favoritos Sebastian Baez, da Argentina, Thiago Wild, campeão do BNP Paribas Cup em 2014, um dos principais torneios do mundo de 14 anos onde disputou a final em Roland Garros, palco do tricampeonato de Gustavo Kuerten no profissional em 1997, 2000 e 2001, além de Mateus Alves e do pernambucano João Lucas Reis.

Outros dois baianos serão destaques. Maria Menezes, umas das melhores do continente nos 14 anos e que já vem jogando seus primeiros torneios nos 16 anos, vai disputar seu primeiro desafio na categoria principal buscando seus primeiros pontos pro ranking mundial. A tenista que treina no Clube Bahiano de Tênis ganhou um convite da organização. Ela é a atual campeã dos 14 anos no torneio baiano. Maria disputou o Mundial de 14 anos com o Brasil e o circuito europeu por ser uma das melhores do continente.

Natan Rodrigues, vencedor da mesma categoria ano passado, vai tentar o troféu nos 16 anos, categoria que iniciou as disputas recentemente com quartas de final no disputado Uruguay Bowl. Ele foi o terceiro melhor do continente nos 14 anos esse ano e fez uma final e uma semi no circuito europeu este ano.

Outros baianos buscando títulos serão Gustavo Schwebel, Lucas Almeida e Arthur Chagas na categoria 14 anos, Lucas Ulm na 12 anos além de Vitor rocha , João Sandoval, João Pedro Almeida na Kids

O sábado terá o início do qualifying na parte da tarde que segue no domingo. A chave principal larga na segunda-feira a partir das 9h. O sorteio das chaves será feito no domingo.

O Bahia Juniors Cup, que tem edição comemorativa dos 100 anos co Clube Bahiano de Tênis, é um revelador de talentos. Disputado desde a década de 80, o evento trouxe ano passado o sobrinho de Fernando Meligeni, Felipe Alves Meligeni, que recentemente encerrou sua carreira juvenil conquistando o US Open nas duplas se tornando o quinto brasileiro na história a ganhar um Major como júnior, feito alcançado por exemplo por Gustavo Kuerten nas duplas de Roland Garros em 1994. Kuerten que esteve no evento anos antes conquistando a categoria 16 anos em final apertada diante do baiano Duda Catharino, hoje diretor do evento e que coordena a equipe de competição do Clube Bahiano com um dos grandes talentos do tênis local e melhor do país nos 14 anos, Maria Menezes.

Além de Guga, o torneio teve a presença de Fernando Meligeni, semifinalista de Roland Garros em 1999, quarto lugar na Olimpíada de Atlanta de 1996 e ex-top 25 profissional,  Marcelo Saliola, Marcio Carlsson, Marcos Daniel, Jaime Oncins, Flavio Saretta, André Sá, Daniel e Marcelo Melo dentre muitos outros nomes expoentes do tênis brasileiro.

O Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia através da Sudesb, Superintensd e da Construtora Moura Dubeux. O evento é chancelado pela Federação Bahiana de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis e Cosat.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->