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terça-feira, 12 de abril de 2016

Praia do Forte sedia etapa do Mundial de Surf após 8 anos

Oi apresenta Praia do Forte Pro é a nova etapa do QS 1500 no calendário 2016 da WSL South America que será disputada entre os dias 26 de abril e 1º de maio com as categorias masculina e feminina no norte da Bahia.

Colaboração de texto: João Carvalho/Tamy Oliveira/WSL
Colaboração de foto: Smorigo/
Eduardo Moody

A paradisíaca Praia do Forte, situada no município de Mata de São João, no litoral norte da Bahia, volta ao calendário da World Surf League (WSL), entidade que promove as principais competições internacionais de surfe, após 8 anos fora do circuito. Entre os dias 26 de abril e 1° de maio, o local, eleito como uma das cinco melhores praias do Brasil para a prática do surfe e também conhecida como a Polinésia brasileira, será o palco do Oi apresenta QS 1500 Praia do Forte Pro, etapa válida pelo WSL Qualifying Series, divisão de acesso do Circuito Mundial.

São esperados cerca de 200 atletas de 20 países nas categorias masculina e feminina, ambas com 1.500 pontos em jogo para os campeões. Entre os homens, os atletas competirão pelo total de US$ 25 mil em prêmios. Já as mulheres terão US$ 15 mil distribuídos entre as melhores colocadas.

Para os surfistas dos países da América do Sul, o resultado também vale 1.000 pontos no ranking 2016 da WSL South America, que define o campeão sul-americano da temporada. O prazo para inscrição dos atletas filiados à WSL vai até hoje (12) pelo sistema online do www.wslsouthamerica.com. Após essa data, os atletas ainda poderão se inscrever até o dia 22 de abril, caso ainda restem vagas.

Bethany Hamilton.
O Praia do Forte Pro marca o retorno da Praia do Forte ao cenário internacional. Na única competição disputada no local, em 2008, o atual campeão mundial Adriano de Souza, o ‘Mineirinho’, foi o dono da festa na categoria masculina, enquanto a cearense Silvana Lima levou o título na feminina. Os dois atletas, assim como o Praia do Forte Pro, são patrocinados pela Oi.

"A Oi acredita que o esporte ajuda a encurtar a distância entre as pessoas, culturas, classes sociais, além de desempenhar um importante papel na formação de valores fundamentais para a vida contemporânea", diz Bruno Cremona, gerente de Patrocínios e Eventos da Oi. "Recentemente passamos por um processo de evolução da marca para acompanhar a nova realidade das pessoas, que vivem no mundo digital compartilhando informações de onde estiverem. Nossas diferentes possibilidades de conexão são fundamentais para melhorar vida destas pessoas, seja para se aproximar dos seus ídolos, se informar ou melhorar a performance no esporte. O patrocínio ao Praia do Forte Pro enriquece ainda mais essa plataforma".

Silvana Lima.
"A Oi é a maior incentivadora do surfe no Brasil. É patrocinadora do principal evento de surfe da América Latina, o Oi Rio Pro, e patrocina alguns dos melhores surfistas brasileiros, como os campeões mundiais Gabriel Medina e Adriano de Souza, além do Filipe Toledo e a Silvana Lima", destaca Felipe Freitas, ex-surfista profissional e um dos idealizadores do Praia do Forte Pro.

O evento nasce da união entre ele e a freesurfer Marina Werneck, em associação com a Outside Produções, Agência Califórnia, Zerotrês / 213 Sports e MW Projetos. Além de ser o primeiro evento da World Surf League no Brasil em 2016, o Praia do Forte Pro dá o pontapé inicial no SeaFlowers Crown of Surfing, tríplice coroa do surfe feminino no Brasil.

Adriano de Souza.
Atrações extras - Além das batalhas na água, o evento terá diversas atrações ao longo da semana. Estão previstos shows na sexta-feira (29/4) e no sábado (30/4), no Projeto Tamar da Praia do Forte. Os projetos sociais da região também serão apoiados, a exemplo do Onda Verde, baseado na vila do Diogo, e do grupo de capoeira Esporão, do professor Kiko Macaco, um dos primeiros nativos a surfar na Praia do Forte.

Um coquetel de boas vindas será promovido no Tivoli Eco Resort Praia do Forte, reunindo atletas, convidados e imprensa.

A Oi apresenta o Praia do Forte Pro junto com o Governo do Estado da Bahia, por meio da SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - Programa Faz Atleta), que ainda conta com o patrocínio da Billabong, Tivoli Eco Resort Praia do Forte, Skol Ultra e Prefeitura de Mata de São João, além do apoio da ZooM Comunicação, Gocil e Turisforte.



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