João Renato Moura garante vitória em Ilha Bela - EsporteNaRede

Últimas

quinta-feira, 24 de março de 2016

João Renato Moura garante vitória em Ilha Bela

O remador vicentino João Renato Moura venceu no último fim de semana a primeira etapa do circuito Aloha Spirit, considerado o maior evento de esportes aquáticos do Brasil (e um dos 10 maiores do mundo), realizado em Ilha Bela.

Colaboração de texto: Nancy Geringer
Fotos: Aloha Spirit/Ilha Bela

Competindo na categoria OC1 (canoa havaiana) Master, o atual campeão brasileiro e vice Sul-americano, assegurou o lugar mais alto no pódio após travar um duelo contra Gilson Aguillar (2º colocado) e Claudio Chain (3º) nos oito quilômetros de prova no canal de Ilha Bela.

“Nossa, foi difícil competir debaixo do sol forte, estava muito calor. Mas, estava com o treino em dia e focado em vencer este importante evento do calendário nacional”, comenta Moura.

"No geral eu andei bem, fiz o percurso em 50 minutos e 16 segundos e consegui superar alguns competidores experientes, destaques na categoria Open. Esse desempenho me deixou muito feliz. A disputa foi pau a pau contra o Gilson, que inclusive também integra minha equipe de Oc6, a Brucutus (quinta colocada na volta na ilha de Santo Amaro na semana passada)”.

Agora, o foco é a temporada havaiana, para onde João Renato parte em abril. Depois de duas temporadas consecutivas, ano passado ele ficou de fora e não esconde a ansiedade para retornar ao arquipélago. "Farei a prova de Molokai até Oahu (56 km) de OC1, depois disputarei a tradicional prova de stand up Olukai (em Maliko) e pra fechar com chave-de-ouro participarei de um campeonato de surf em Haleiwa, no North Shore de Oahu”, explica.

O freesurf na meca do esporte também está nos planos do competidor. “É sempre bom aproveitar alguns dias de folga entre uma prova e outra para surfar as melhores ondas do mundo”, comenta ele, atualmente com apoio da Board House, Kialoa e Mithus.

Considerado um novato na canoa, João Renato foi lançado ao topo do esporte após conquistar o título nacional e chegar ao vice-campeonato no Sul-americano realizado em novembro passado em Santos. “Realmente, a canoa havaiana chegou de mansinho, mas agora tomou conta da minha trajetória competitiva. Aprendi com grandes mestres e tenho focado intensamento no preparo fora da água com Wagner Spadotto para manter o mesmo ritmo de 2015”, ressalta o competidor.

João Renato ganhou notoriedade ao figurar em pódio de competições nacionais e internacionais de longboard e stand up paddle. Há dois anos deu os primeiros passos na canoa havaiana. No ano passado, em sua estreia no circuito nacional acumulou duas vitórias e dois vices para garantir o título brasileiro. Em novembro, participou do Sul-Americano em Santos e ficou atrás apenas de seu mentor Everdan Riesco, conquistando a medalha de prata.

Esportista desde a infância, sua relação com o surf teve início em 1997. Dez anos depois, ficou curioso ao se deparar com um amigo remando em pé, conheceu o stand up e nunca mais parou de remar. Em 2011 iniciou no circuito brasileiro profissionalmente e acumulou temporadas internacionais na bagagem ao disputar as provas mais casca-grossas de travessias do mundo.

Domina as modalidades de sup, canoa havaiana e longboard, além de ter treinado e participado de eventos no triathlon. Este mix formou um atleta polivalente que utiliza todo aprendizado como base para encarar as mais variadas provas mundiais. “O triathlon foi um ótimo professor, pois me deu perseverança para trabalhar da melhor forma possível em provas longas. Minha cabeça sabe o que o meu corpo aguenta. O exercício funcional ajuda superar a rotina de provas desgastantes”.

Completa seu perfil, a experiência acadêmica como Educador Físico altamente gabaritado em diversas áreas relacionadas à atividade física, ocupando inclusive atualmente o cargo de preparador físico da Confederação Brasileira de SUP. Educador físico de formação, especializado em fisiologia do exercício pela Escola Paulista de Medicina, e desenvolveu desde 2000 diversos trabalhos voltados para o surf e tem praticado testes e treinamentos com os principais nomes do circuito brasileiro de sup. A experiência como treinador começou na equipe vicentina de surfe, quando ganhou títulos dos jogos regionais. Também foi responsável pela preparação física da equipe brasileira de surfe em um mundial realizado no Peru.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->