Nasce um novo esporte em Lauro de Freitas - EsporteNaRede

Últimas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Nasce um novo esporte em Lauro de Freitas

Com a presença de representantes de diversas modalidades esportivas, de Salvamento Aquático, professores universitários, lideranças políticas do municipio, gestores municipalis e representantes das Secretarias do Esporte, Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social foi realizado hoje (27) o I Fórum Municipal de Política Pública de Esporte de Lauro de Freitas (FOMPPELF).

Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões

O I FOMPPELF teve o objetivo de discutir e propor políticas públicas, programas e ações de esporte e lazer para a população de Lauro de Freitas. Com a participação de especialistas no Sistema Esportivo Municipal, Estadual e Nacional foi debatida a criação do Sistema Municipal de Esporte e do Conselho Municipal de Esporte.

A mesa que comandou o debate foi composto por representantes do Ministério do Esporte, Secretaria Estadual de Esporte, Sudesb, Setel, Cref, Unime e foi presidida pelo Vereador Titular da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Legislativa Municipal, Luis Maciel de Oliveira, o Lula Maciel.

Ao final do Fórum ficou definida a necessidade de se manter a discussão com o objetivo de garantir o processo de construção de uma Política Pública Permanente de Esporte e Lazer para Lauro de Freitas, a qual definirá as diretrizes para o Plano Municipal de Esporte e Lazer de 2016, para aprovação da Secretária Municipal de Esporte.

O vereador Lula Maciel.
A iniciativa do Forum foi da Sociedade Civil através do presidente da Associação Lauro Freitense de Surf (ALFSurf), Ricardo Luz e foi, prontamente, aderida pelo poder público através do vereador Lula Maciel. "Nós fomos procurados para discutir a criação do Conselho Municipal de Esporte no nosso Município e resolvemos propor a criação do Forum para discutir não apenas o Conselho mas a criação de um sistema municicpal de desportos aliado com as políticas nacional e estadual para construir as políticas públicas de esporte no município", planejou o vereador.

Um dos líderes do movimento, Ricardo Luz contou como nasceu a iniciativa do Forum. "A idéia surgiu quando fomos procurar o Conselho de Esportes do Município para inscrever a ALFSurf e descobrimos que não existe. Então tomamos a iniciativa, fomos até a secretaria buscando dar o ponta pé inicial na construção do sistema, busquei a Câmara de Vereadores e entrei em contato com o lider da Comissão de Esporte, o vereador Lula Maciel e partimos para realizar o Forum com objetivo de dar continuidade a esta discussão", explica o surfista.

Um dos membros da mesa que condizia o debate, o professor de Educação Física Francisco Moreira Costa, representante da UNIME parabenizou os organizadores da sociedade civil pela iniciativa do Forum. "Pouquíssimas vezes eu vi ou ouvi falar da sociedade civil participando de um processo, efetivamente, como organizadora. Normalmente é o inverso, o poder público é que chama a sociedade. Aquui eu quero parabenizar as pessoas que organizaram este evento em função, justamente, deste contraponto social que é de grande importância", salientou o professor.

Um dos maiores problemas que a organização do esporte no Município irá enfrentar é que apenas uma entidade, a Associação de Capoeira Filhos da Bahia está totalmente regularizada e apta para ter acesso a recursos e à política para desenvolvimento do Esporte. "É muito trabalho e uma equipe boa de trabalho. Tudo isso começou e 1973, há 40 anos atrás", contou o fundador da entidade Sérgio da Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->