Pipe Masters é adiado e concorrentes falam sobre decisão - EsporteNaRede

Últimas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Pipe Masters é adiado e concorrentes falam sobre decisão

Mick Fanning, Filipe Toledo, Adriano de Souza, Gabriel Medina, Owen Wright e Julian Wilson, participaram da entrevista coletiva transmitida ao vivo das areias de Pipeline pelo www.worldsurfleague.com.

Owen Wright, Adriano de Souza, Mick Fanning, Filipe Toledo,
Gabriel Medina e Julian Wilson.
Colaboração de texto: João Carvalho/WSL
Colaboração de foto: Kelly Cestari/Kirstin Scholtz/WSL

O swell gigante que atingiu o North Shore da ilha de Oahu no fim de semana já passou e a terça-feira amanheceu com ondas pequenas em Banzai Pipeline para o início do Billabong Pipe Masters no primeiro dia do seu prazo, que vai até 20 de dezembro no Havaí. Antes de dar a largada na decisão do título mundial da World Surf League, 32 convidados vão disputar a Pipe Invitational, que vai definir os dois últimos participantes da etapa final do Samsung Galaxy WSL Championship Tour 2015. Com o adiamento da competição, foi realizada uma entrevista com os seis concorrentes ao título mundial, transmitida ao vivo de Pipeline pelo www.worldsurfleague.com

São três brasileiros e três australianos brigando pelo troféu de melhor do mundo no maior palco do esporte e as previsões indicam que um novo swell deve entrar ainda nesta semana com altas ondas em Banzai Pipeline. O australiano Mick Fanning teve a chance de garantir o tetracampeonato por antecipação em Portugal, mas perdeu na terceira fase para o português Frederico Morais. Com isso, a decisão foi adiada para o Havaí com mais cinco surfistas continuando vivos na disputa. Além disso, Filipe Toledo festejou sua terceira vitória no ano para ficar apenas 200 pontos abaixo dele no ranking.

Mick Fanning.
"Na França, eu senti que estava começando as baterias muito devagar, então tentei consertar isso em Portugal, só que cometi um erro que foi fatal pra mim", disse Mick Fanning. "Eu sabia desde o início do ano que a corrida do título ia ser uma batalha até o fim. O nível do circuito é simplesmente incrível. Você não pode mais ficar só chegando nas quartas de final nos dias de hoje, com tantos altos e baixos. Eu nunca estive numa disputa de título com tanta gente, está todo mundo de olho para ver como vai ser, então certamente será emocionante".

Os perigos da infame onda de Banzai Pipeline foram testemunhados de forma chocante no domingo, quando o competidor do Qualifying Series (QS), Evan Geiselman, dos Estados Unidos, quase se afogou após uma queda terrível que o jogou na bancada de corais. Fanning estava por perto e ajudou o bodyboarder sul-africano, André Botha, a salvar Geiselman. Fanning já viveu uma situação de risco esse ano com o aterrorizante ataque de tubarão durante a final do J-Bay Open em Jeffreys Bay.

"Eu me considero extremamente sortudo. Eu tive sorte por ter escapado vivo lá, mas outras pessoas não têm", disse Fanning. "Estou super feliz por estar aqui e por ter a oportunidade de continuar fazendo o que eu amo. Eu estava andando pela praia e vi o Evan (Geiselman), mas ainda bem que nada pior aconteceu. Eu acho que todos nós sabemos do perigo, é como uma chance de 50%, mas prefiro não pensar sobre isso. Você sabe o que tem que fazer para obter as maiores pontuações nas ondas, então você tem que ter um risco calculado sobre isso".

Filipe Toledo é quem tem a maior chance de impedir o tetracampeonato de Mick Fanning. Ele está apenas 200 pontos atrás do australiano e já assume a ponta do ranking se passar uma bateria no Billabong Pipe Masters. Isto porque o seu descarte no Havaí é de 500 pontos, contra 1.750 de Fanning, Adriano, Medina e Owen Wright. Então Filipe chegará na terceira fase já somando 1.250 pontos dessa diferença, enquanto os demais permanecem com a mesma pontuação. Ele nunca tinha vencido uma etapa do CT antes, mas já ganhou três esse ano e pode se tornar o mais jovem campeão mundial de toda a história da World Surf League.

"Ser um concorrente ao título mundial é totalmente diferente, mas estou me sentindo bem tranquilo", disse Filipe Toledo. "Foi um ano incrível pra mim com três vitórias e três notas 10, foi muito divertido. São tantos caras que lutam por um título mundial e estar aqui entre eles é maravilhoso. Estou muito feliz por ser um dos que estão lutando por isso ainda nessa última etapa. Espero conseguir pegar grandes tubos aqui e apenas desejo o melhor para todos".

O mais experiente da "seleção brasileira" que hoje domina o CT é Adriano de Souza, que liderou o ranking boa parte da temporada e no momento ocupa a terceira posição, com grande chance de conquistar seu primeiro título mundial. Mineirinho competiu com a "lycra amarela" do Jeep Leaderboard desde a quarta etapa no Brasil, Oi Rio Pro, até a oitava em Trestles, na Califórnia, quando perdeu sua segunda final no ano para Mick Fanning.

Adriano de Souza.
"Nos últimos dez anos, este tem sido o meu sonho, de chegar aqui em Pipeline com chance de ganhar o título mundial", disse Adriano de Souza. "Durante todos esses anos, eu assisti os campeões na praia gritando e chorando, então ficava pensando em um dia estar vivendo isso também. É realmente especial termos três brasileiros e três australianos disputando o título. Certamente vai ser muito emocionante e espero que comece logo o campeonato".

"Foi ótimo começar forte o ano (com um terceiro lugar na primeira etapa, segundo na segunda e primeiro na terceira, todas na Austrália), mas agora você tem que terminar bem", continuou Mineirinho. "Estou ansioso em fazer o meu melhor aqui para conseguir meu primeiro título mundial. Eu sei que vai ser difícil, muito competitivo, com um tricampeão mundial, o Gabriel (Medina) campeão do ano passado, o Julian (Wilson) vencedor do Pipe Masters, o jovem Filipe (Toledo), também em ótima fase. Todos que estão aqui merecem ser campeão e muita coisa vai acontecer nos tubos enormes que estão previstos pra essa semana".

O atual campeão mundial Gabriel Medina não começou bem a temporada, mas reagiu a partir da etapa da África do Sul, foi vice-campeão no Taiti, venceu na França e está na briga pelo bicampeonato. No entanto, o cenário dessa vez é bem diferente do ano passado e ele já entra no Billabong Pipe Masters pressionado em ter que chegar nas semifinais, além de depender dos resultados dos outros concorrentes.

"Eu tenho treinado forte desde o início do ano, mas realmente não sei explicar o que aconteceu nos primeiros eventos da temporada", disse Gabriel Medina. "Você sempre vai ter altos e baixos na vida, mas sempre entro nos campeonatos pra ganhar. Eu estava treinando e surfando todos os dias, até que algo aconteceu em Jeffreys Bay e os resultados voltaram a aparecer. Eu sinto que estava surfando bem, mas nem sempre dá tudo certo pra você. No ano passado, tinha toda uma pressão para ser o primeiro campeão mundial brasileiro, todo mundo só falava disso, mas este ano não tem essa pressão, parece mais tranquilo".

Depois de fazer história no Fiji Pro, ganhando duas baterias computando duas notas 10 nos tubos de Cloudbreak, inclusive na grande final quando venceu a etapa, Owen Wright se credenciou para estar na briga do título mundial esse ano. Diferente dos cinco concorrentes, ele preferiu não competir nas outras duas provas da Tríplice Coroa Havaiana, em Haleiwa e Sunset Beach, para se concentrar só no Billabong Pipe Masters.

"Eu surfei minha melhor onda aqui em Pipeline dois dias atrás e estou realmente feliz por estar aqui", disse Owen Wright. "Eu acho que você pode ficar um pouco mais despreocupado, mas ao mesmo tempo existe um objetivo. O nível técnico do circuito esse ano foi muito alto e é por isso que seis de nós estão aqui agora com chances de ser campeão. Eu sei que tenho muito trabalho a fazer, que preciso da vitória aqui, então vamos ver o que vai acontecer".

Os brasileiros de Souza, Toledo e Medina.
Entre os candidatos ao título, quem já mostrou como competir em Banzai Pipeline é Julian Wilson, campeão do Billabong Pipe Masters na final contra Gabriel Medina e também da Tríplice Coroa Havaiana no ano passado. Ele ainda tem chance matemática de conquistar o título mundial, mas precisa de outra vitória em Pipeline, bem como conseguir o bi na Vans Triiple Crown of Surfing.

"Eu sei exatamente o que tenho que fazer em termos de passar algumas baterias e outros não", disse Julian Wilson. "Para mim, é ir lá e vencer o campeonato. Ter uma chance é algo especial pra mim e estou ansioso para dar tudo de mim. Espero conseguir fazer o que preciso fazer e também contar com um pouco de sorte. A Tríplice Coroa não está fora de questão para mim novamente este ano, então vai ser um evento muito divertido".

A DISPUTA DO TÍTULO DO SAMSUNG GALAXY WSL CHAMPIONSHIP TOUR 2015:

Fanning pode ser campeão na segunda fase:
- Mick Fanning será o campeão se os cinco concorrentes perderem na segunda fase
- Filipe Toledo assume a ponta do ranking se passar para a terceira fase
- Adriano de Souza precisa no mínimo do nono lugar na quarta fase para superar Fanning
- Gabriel Medina precisa no mínimo do terceiro lugar nas semifinais para superar Fanning
- Owen Wright e Julian Wilson necessitam da vitória para ultrapassar Fanning

Campeão na terceira fase - Filipe ou Fanning:
- Filipe Toledo será o campeão se os cinco concorrentes perderem na segunda ou terceira fase
- Mick Fanning será o campeão se Filipe perder na segunda fase e os demais até a terceira fase

Filipe líder do ranking na terceira fase:
- Mick Fanning precisa no mínimo do nono lugar na quinta fase para superar Filipe Toledo
- Adriano de Souza também precisa do nono lugar na quinta fase para superar Filipe Toledo
- Gabriel Medina já necessitaria chegar na grande final para ultrapassar Filipe Toledo
- Owen Wright precisa vencer o Billabong Pipe Masters para tirar a liderança de Filipe Toledo
- Julian Wilson só consegue igualar os 50.950 pontos de Filipe Toledo com a vitória em Pipeline

Campeão na quinta fase - Filipe, Fanning ou Adriano:
- Filipe Toledo será o campeão se Fanning não passar para as quartas de final, Adriano não chegar nas semifinais e se Medina não vencer o campeonato
- Mick Fanning será o campeão se Filipe tiver perdido na segunda ou terceira fase, se Adriano não chegar nas quartas de final e se Medina não vencer o campeonato
- Adriano de Souza será o campeão se Filipe e Fanning tiverem perdido na segunda ou terceira fase e se Gabriel Medina ou Owen Wright não vencerem o campeonato

Filipe líder do ranking na quarta ou quinta fase:
- Mick Fanning precisa no mínimo do quinto lugar nas quartas de final para superar Filipe
- Adriano de Souza precisa no mínimo do terceiro lugar nas semifinais para superar Filipe
- Gabriel Medina precisa vencer o campeonato para ultrapassar os 53.200 pontos de Filipe
- Owen Wright e Julian Wilson saem da briga do título se Filipe ou Fanning passarem da terceira fase

Campeão nas quartas de final - Filipe, Fanning e Adriano:
- Filipe Toledo atinge 54.400 pontos, tira Gabriel Medina da briga do título e será o campeão se Fanning não passar para as semifinais e se Adriano não chegar na grande final
- Mick Fanning atinge 53.350 pontos e será o campeão se Filipe não tiver chegado nas quartas de final, se Adriano não passar para as semifinais e se Medina não vencer o campeonato
- Adriano de Souza será o campeão se Filipe não tiver passado da terceira fase, se Fanning não tiver chegado nas quartas de final e se Medina não vencer o campeonato

Filipe líder do ranking nas quartas de final:
- Mick Fanning precisa no mínimo do terceiro lugar nas semifinais para superar Filipe Toledo
- Adriano de Souza precisa chegar na grande final para ultrapassar os 54.400 pontos de Filipe
- Gabriel Medina sai da briga do título se Filipe Toledo passar para as quartas de final

Campeão nas semifinais - Filipe, Fanning, Adriano e Medina:
- Filipe Toledo atinge 55.700 pontos e será o campeão se Fanning e Adriano não passarem para a grande final
- Mick Fanning atinge 54.650 pontos e será o campeão se Filipe e Adriano não passarem para a grande final
- Adriano de Souza atinge 54.200 pontos e será o campeão se Filipe não tiver passado para as quartas de final e se Mick Fanning não for um dos quatro semifinalistas
- Gabriel Medina será bicampeão mundial se Filipe tiver perdido na segunda fase, se Fanning e Adriano não tiverem passado da terceira fase e se Owen Wright e Julian Wilson não vencerem o campeonato

Campeão na grande final - Filipe, Fanning, Adriano e Medina:
- Filipe Toledo atinge 57.200 pontos e será o campeão se Fanning ou Adriano não vencerem o campeonato
- Mick Fanning atinge 56.150 pontos e será o campeão se Filipe ou Adriano não vencerem o campeonato
- Adriano de Souza atinge 55.700 pontos e será o campeão se Filipe não tiver chegado nas semifinais e se a final não for contra Fanning, pois caso uma ou as duas combinações acontecerem ele precisará vencer o campeonato para ficar com o título
- Gabriel Medina será bicampeão ao chegar na final se Filipe, Fanning e Adriano não tiverem passado da terceira fase e se Owen Wright não vencer o campeonato

Campeão Mundial com vitória no Pipe Masters:
- Filipe Toledo será o campeão mundial se vencer o campeonato contra qualquer finalista
- Mick Fanning será o campeão mundial se vencer o campeonato contra qualquer finalista
- Adriano de Souza será o campeão mundial se vencer o campeonato contra qualquer finalista
- Gabriel Medina será bicampeão se Filipe não tiver chegado nas quartas de final, nem Fanning e Adriano terem passado para as semifinais
- Owen Wright será o campeão se Filipe e Fanning não tiverem passado da terceira fase e se Adriano não tiver chegado nas quartas de final
- Julian Wilson será o campeão se Filipe não tiver vencido nenhuma bateria e perdido na segunda fase, se Fanning e Adriano não tiverem passado da terceira fase e se Medina não for o vice-campeão em Pipeline numa reedição da final entre eles no ano passado, o que já garantiria o bicampeonato mundial para o brasileiro com as mesmas combinações

PRIMEIRA FASE - Vitória=Terceira Fase e 2º e 3º=Segunda Fase:
1ª) Italo Ferreira (BRA), Adrian Buchan (AUS), Glenn Hall (IRL)
2ª) Owen Wright (AUS), Jadson André (BRA), Dusty Payne (HAV)
3ª) Gabriel Medina (BRA), Keanu Asing (HAV), wildcard
4ª) Adriano de Souza (BRA), Michel Bourez (TAH), wildcard
5ª) Filipe Toledo (BRA), Kolohe Andino (EUA), wildcard
6ª) Mick Fanning (AUS), Sebastian Zietz (HAV), wildcard
7ª) Julian Wilson (AUS), Kai Otton (AUS), Ricardo Christie (NZL)
8ª) Jeremy Flores (FRA), Matt Wilkinson (AUS), Jordy Smith (AFR)
9ª) Kelly Slater (EUA), Taj Burrow (AUS), C. J. Hobgood (EUA)
10) Nat Young (EUA), John John Florence (HAV), Brett Simpson (EUA)
11) Bede Durbidge (AUS), Wiggolly Dantas (BRA), Adam Melling (AUS)
12) Josh Kerr (AUS), Joel Parkinson (AUS), Miguel Pupo (BRA)

TOP-22 NO JEEP LEADERBOARD DA WORLD SURF LEAGUE - após 10 etapas:
1º) Mick Fanning (AUS) - 49.900 pontos
2º) Filipe Toledo (BRA) - 49.700
3º) Adriano de Souza (BRA) - 49.450
4º) Gabriel Medina (BRA) - 45.530
5º) Owen Wright (AUS) - 43.600
6º) Italo Ferreira (BRA) - 41.600
7º) Julian Wilson (AUS) - 41.450
8º) Jeremy Flores (FRA) - 37.700
9º) Kelly Slater (EUA) - 34.150
10) Nat Young (EUA) - 33.200
11) Bede Durbidge (AUS) - 30.450
12) Josh Kerr (AUS) - 29.650
13) Joel Parkinson (AUS) - 27.100
14) Wiggolly Dantas (BRA) - 26.850
15) John John Florence (HAV) - 25.200
16) Taj Burrow (AUS) - 24.950
17) Matt Wilkinson (AUS) - 23.750
18) Kai Otton (AUS) - 23.600
19) Adrian Buchan (AUS) - 21.450
20) Jadson André (BRA) - 19.950
21) Keanu Asing (HAV) - 18.750
22) Michel Bourez (TAH) - 18.700
25) Miguel Pupo (BRA) - 15.250
34) Alejo Muniz (BRA) - 8.450
41) Bruno Santos (BRA) - 4.000
43) Tomas Hermes (BRA) - 3.250
44) Caio Ibelli (BRA) - 2.250
45) Alex Ribeiro (BRA) - 500
45) David do Carmo (BRA) - 500

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->