Festival Paulistano homenageia pioneiro do Surf - EsporteNaRede

Últimas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Festival Paulistano homenageia pioneiro do Surf

Neste fim de semana (19 e 20) os surfistas da Grande São Paulo e capital têm encontro marcado na praia da Riviera de São Lourenço, Bertioga (SP), onde acontece a segunda edição do Surf Trip apresenta Festival Paulistano de Surf.

Colaboração de texto: Nancy Geringer

Com disputa nas categorias Open, Master, Grand Master, Júnior, Feminino, Longboard e Stand Up, a competição reúne a nata do surf paulistano. Atual campeão Open do tradicional circuito SP Contest, Pedro Regatieri está entre os competidores confirmados, assim como Thiago Meneses (tricampeão Júnior), Pedro Oliveira (bicampeão Master), Léo Paioli (heptacampeão do circuito) e Paulo Giachetti (vencedor do Longboard).

Reunindo a nova geração do esporte, o festival não deixa de valorizar os pioneiros do surf. Neste ano, a imagem do cartaz traz o veterano Chico Paioli surfando na praia de Pitangueiras, no Guarujá, em uma foto que estampou a capa do Jornal da Tarde em 1967.

"O surf no início da década de 60 era um esporte novo e tinha uma ligação próxima com a natação. Éramos nadadores e meu irmão Zé Paioli viu alguém surfando em São Vicente, onde morávamos. Ele fez uma prancha de madeirite e foi tentar surfar na praia do Itararé. Fui junto, conseguimos e foi paixão à primeira onda. No contexto dos anos 60 o importante era ficarmos juntos. O objetivo era desfrutarmos e curtir tanto a sua onda como a dos amigos. Surfar não tem preço, é uma sensação de liberdade indescritível", comenta Paioli.

De lá para cá, o surf esteve totalmente envolvido com a família Paioli, passando de geração para geração. Sobre a homenagem, ele sentiu-se lisonjeado. “O Dadá (Nascimento, organizador e idealizador do festival) pode matar o velhinho de emoção”, brincou Paioli, lembrando ainda que quem for à praia poderá ver uma legítima prancha old school.

Restrito a surfistas da capital e Grande São Paulo, o evento promete ser uma grande confraternização do surf paulistano. “Vamos reunir a nata do esporte no local onde mais gostamos de estar: a praia. Este evento busca resgatar o clima dos antigos festivais, repleto de muita amizade e confraternização”, explica Dadá Nascimento, idealizador do circuito.

A previsão indica boas ondas para o fim de semana. No sábado o mar estará menor e domingo deve subir. “É importante que atletas estejam atentos a possíveis alterações no cronograma”, informa Nascimento.

O evento tem inscrição gratuita, porém os participantes devem doar alimentos não perecíveis que serão posteriormente destinados a uma instituição de caridade local. Para confirmar sua vaga, entre em contato pelo e-mail dadaasgsp@hotmail.com .

O Festival Paulistano de Surf é apresentado pela rede de lojas Surf Trip e incentivado pelo Governo do Estado de São Paulo. Patrocínio InnerWaves e BHS e organizado pela Associação de Surf da Grande São Paulo. Apoio: Garbo Moda Masculina, Golden Tecnologia, Paganini Specialitá Gastronomica e Casa Flora Importadora, prefeitura Municipal de Bertioga e Associação Bertioga de Surf.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->