Surf baiano planeja 2025 - EsporteNaRede

Últimas

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Surf baiano planeja 2025

Com a presença de representantes de diversos setores como atletas, organizadores de evento, presidente de entidades e imprensa, o Surf Baiano se reuniu, ontem (23), na Faculdade Maurício de Nassau, na Pituba para planejar no futuro do “Esporte dos Reis Havaiano” no Estado.

Surf Baiano se reuniu numa faculdade na Pituba.
Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões

A iniciativa foi do ex-presidente da Associação Baiana de Surf e do Uniclubes, Fabiano Prado que conseguiu aglutinar uma boa quantidade de interessados no futuro do Surf Baiano.

A reunião foi o primeiro passo para a criação da União Baiana para o Desenvolvimento do Surf, uma instituição voltada para a união, pesquisa, estudo, capacitação, planejamento e desenvolvimento do surf baiano. Entre os presentes, o primeiro a falar foi Fabiano Prado que assumiu a liderança no processo de criação do grupo.

Fabiano Prado.
Um dos primeiros temas tratados e definidos foi a necessidade da criação de uma entidade jurídica, com CNPJ, para a abertura de uma conta para captação de recursos para viabilização do projeto. Pelo caráter embrionário da entidade e a necessidade imediata de capitalização, a princípio, foi descartada a criação da entidade jurídica.

Para captar os recursos ficou decidido que será criada uma nova conta para a Federação Baiana de Surf, que receberá fundos apenas destinados ao novo projeto, distinta da atual conta administrativa da entidade máxima do surf baiano, que abraçou o projeto através do atual presidente, Carlos Abdala e outros membros da diretoria que estavam presentes no evento.

Em seguida, representantes das diversas entidades que fazem o surf baiano se apresentaram e apresentaram, também, um pouco do trabalho das 26 entidades que realizam eventos de surf no Estado. Na reunião, ficou constatado que, das 26 entidades, apenas 5 estão funcionando, rigorosamente. dentro da lei, estando aptas para captar recursos para promover os seus eventos.


Na oportunidade, Fabiano Prado apontou que um dos objetivos da entidade criada é exatamente saber por que tantas entidades não estão regularizadas e o que deve ser feito, caso à caso, para ter o maior número possível de entidades organizadoras de competições com suas contabilidades aptas para a captação de recursos, nas três esferas do poder público.

Fabiano Prado e Carlos Abdala.
Presente na reunião, o presidente da Confederação Brasileira de Surf, Adalvo Argolo apoiou a iniciativa para a criação da nova entidade para a união e organização do surf baiano. “É mais um movimento, né. A cada tempo aparecem pessoas com novas ideias e isto vai oxigenando o esporte. É uma iniciativa boa, num momento bom, com todos os resultados que o Brasil está tendo lá fora e, infelizmente, não estamos tendo estes resultados dentro do Brasil, não só na Bahia. Isto é importante e, quem sabe, a Bahia possa criar uma opção nova, uma estrutura diferente dentro do surf e que sirva de exemplo para o Brasil inteiro”, deseja o presidente da CBSurf.

Também presente no evento, o diretor da Is Sport, Marcos de Almeida um dos criadores da Associação Baiana de Gestão e Marketing Esportivo (ABGME) destacou o caráter pioneiro da iniciativa do surf baiano. “O pessoal do Surf está dando um passo fundamental para profissionalizar o esporte na Bahia. Eles estão à frente de diversos esportes, inclusive o futebol. É uma iniciativa louvável, a Bahia tem o maior litoral do Brasil e isto precisa ser explorado. O surf da Bahia precisa se posicionar no mercado para atrair investimentos, fazer parcerias com as entidades públicas, ter acesso às leis de incentivo e conseguir desenvolver desde a base, para atingir toda a cadeia produtiva, chegando ao alto rendimento, porque a Bahia sempre foi um celeiro de grandes atletas.”, afirma o gestor esportivo.



Um comentário:

  1. Foi em 24/09/2015. Os resultados não ocorreram. O surf de UNIDO em 2015 se DIVUDIU. Hj temos os AA e os FPB. Sou pelo surf, escolho FBP 99%, AA 1%.

    ResponderExcluir

Post Top Ad

-->