Expresso da Cidadania chega ao Pelô - EsporteNaRede

Últimas

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Expresso da Cidadania chega ao Pelô

A comunidade do Centro Histórico e Pelourinho terá diversão e assistência social, neste domingo, com a 4ª edição dos projetos Rua de Lazer e Expresso da Cidadania.

Por: Miguel Brusell

A bola da vez dos programas Rua de Lazer e Expresso da Cidadania será a comunidade do Pelourinho e do Centro Histórico que recebe, neste domingo (30), a caravana itinerante do lazer e da assistência social. O "Ruas de Lazer" é um consagrado programa da Prefeitura, realizado há mais de 20 anos, e, já há alguns anos, com o apoio do Shopping Piedade.

Todos os domingos, o Dique do Tororó e, uma vez por mês, um bairro da capital recebe a programação da "Rua de Lazer" que envolve atividades como a pintura em papel e no rosto para crianças, castelinho, tobogã, golzinho, basquete, vôlei, cama elástica, atividades aeróbicas, música, alongamento, jogos e apresentações da comunidade envolvida.

A partir deste ano, a "Rua de Lazer" recebe, uma vez por mês, a companhia do "Expresso da Cidadania" que é uma iniciativa da Diretoria de Esporte e Lazer Para o Social (DELS) com apoio da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate  à Pobreza (SEMPS). Com a sua primeira edição realizada no aniversário da Cidade de Salvador, o "Expresso da Cidadania" oferece orientações sobre diversos serviços socioassistenciais que são de responsabilidade da SEMPS.

É uma oportunidade para a população, que necessita acesso a esses serviços, conheça o que é que o CRAS, o CREAS, o Centro Pop e, principalmente, o Bolsa Família oferecem. São orientações para acesso ao Programa Bolsa Família, Cadastro Único, Carteira de Idoso e Passe Livre. Além disto oferece aferição de peso e altura, cálculo de índice de massa corpórea, orientação nutricional e orientações sobre combate ao trabalho infantil, negligencia, abusos sexuais e violência psicológica.

Avaliação positiva

A última edição do Rua de Lazer com o Expresso da Cidadania aconteceu no dia 26 de julho, no Bairro de Castelo Branco e teve uma avaliação positiva pela comunidade que frequenta a Praça da Rua F, na 2º etapa do bairro. Na terceira edição do programa, 1.877 pessoas foram atendidas em todos os serviços de lazer e orientação socioassistenciais, durante às 4 horas de atuação do programa.

Também foi feita uma entrevista, semi estruturada, que ouviu um universo de 100 participantes do evento na faixa etária de 5 à 80 anos, com a grande maioria do público alvo na faixa dos 21 aos 60 anos. Segundo esta pesquisa, 31% do público avaliou o Expresso da Cidadania como Bom, 36% como Ótimo e 33% como Excelente.

Entre os serviços oferecidos, com 67% de aprovação, o Lazer foi o melhor avaliado seguido das orientações Socioassistenciais, com 18% e as Apresentações com 15%.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->