Oi SuperSurf reestreia com 160 surfistas de 13 estados - EsporteNaRede

Últimas

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Oi SuperSurf reestreia com 160 surfistas de 13 estados

A volta do evento que promoveu o circuito nacional mais rico do mundo entre 2000 e 2009 será na mesma Praia de Maresias, em São Sebastião, onde foi inaugurada a década de ouro do surfe brasileiro.

Marcelo Trekinho.
Fonte: Oi Supersurf

A contagem regressiva para a reestreia do Oi SuperSurf chega ao fim nessa semana, com a primeira das quatro etapas começando nesta quarta-feira, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. A expectativa pela volta do evento que durante uma década promoveu o circuito nacional mais rico do mundo (de 2000 a 2009) era grande e o limite de participantes precisou ser estendido de 144 para 160 surfistas. Competidores de treze estados do país estarão se digladiando nos confrontos de gerações entre grandes estrelas do passado, do presente e do futuro do surfe brasileiro, na mesma Praia de Maresias onde foi inaugurado o SuperSurf no ano 2000 com vitória do ícone Fábio Gouveia.

Fabinho já não compete mais, mas será representado pelo seu filho, Ian Gouveia. A maioria dos 160 inscritos é de São Paulo, 53. O segundo maior pelotão estadual é de Santa Catarina, com 31 surfistas, seguido pelo Rio de Janeiro (24), Ceará (15), Pernambuco (10), Bahia (8), Paraná (5), Espirito Santo (4), Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (3), Paraíba (2), Alagoas (1) e Fernando de Noronha (1). Eles foram divididos em quatro fases de dezesseis baterias, sendo 64 na primeira, 32 na segunda, 32 na terceira e os 32 principais cabeças de chave só entram na quarta rodada do Oi SuperSurf.

O ex-top do WCT, Victor Ribas.
Os confrontos de gerações já começam desde a primeira fase, com ex-tops do WCT, como Victor Ribas, Danilo Costa e Bernardo Pigmeu, por exemplo, enfrentando quem está iniciando na carreira de surfista profissional. Entre os inscritos nesta primeira etapa, apenas 47 já vestiram a lycra de competição do SuperSurf na década de ouro do Circuito Brasileiro e dez deles competiram em Maresias no ano 2000, como o potiguar Danilo Costa, o alagoano Tânio Barreto, que foi campeão brasileiro em 2001, os paulistas Odirlei Coutinho e Costinha, os cariocas Raoni Monteiro, Marcelo Trekinho e Anselmo Correia, o cearense Dunga Neto, o pernambucano Paulo Moura e o catarinense Rodrigo Wazlawick.

Recordistas - Desta lista, destaque para dois recordistas da história do SuperSurf no Circuito Brasileiro. Marcelo Trekinho foi o único a receber três notas 10 e todas nos tubos de Maresias, quando venceu esta etapa em 2002. E Odirlei Coutinho foi quem mais disputou baterias, 153 nas 53 etapas realizadas de 2000 a 2009. Trekinho não disputou mais o Circuito Brasileiro depois do fim do SuperSurf e estreará na primeira fase. Já o ubatubense continua na ativa e é um dos 32 principais cabeças de chave que só entram na quarta fase, a um passo da premiação em dinheiro que começa a ser distribuída na quinta rodada da competição.

Renato Galvão.
"Foi a melhor época do surfe brasileiro, foram 10 anos de glória para vários surfistas que tiveram a chance de competir num circuito tão forte, com grande mídia, era o melhor circuito nacional do mundo, então precisava voltar neste momento tão difícil do circuito brasileiro nos últimos anos", disse Odirlei Coutinho. "Eu tive o privilégio de competir desde o início, nunca sai da elite, então enfrentei vários caras durante todos esses anos, como o Neco Padaratz, Mineirinho (Adriano de Souza), Renato Galvão, Tadeu Pereira, Joca Júnior, Jojó de Olivença, etc.., toda a galera nova, várias gerações, era demais. O Brasil estava precisando de um gás novo e o surfe brasileiro vai ganhar muito com a volta do SuperSurf".

O paranaense Jihad Kohdr.
Nove campeões brasileiros - Odirlei ainda é o recordista de vitórias em baterias (94) e outro ubatubense também fez história no SuperSurf, Renato Galvão. Ele faturou os títulos brasileiros de 2004 e 2007 e foi quem mais ganhou etapas, cinco, colecionando três carros zero Km de prêmio extra como outro bicampeão brasileiro em 2002 e 2003, o carioca Leonardo Neves. Além deles, mais sete participantes do Oi SuperSurf já escreveram seus nomes na "Galeria de Campeões" da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP): o cabo-friense Victor Ribas (1997), o paranaense Jihad Kohdr (2006), o carioca Gustavo Fernandes (2008), o cearense Messias Felix (2009 e 2012), os catarinenses Jean da Silva (2010) e Tomas Hermes (2011) e o paulista David do Carmo (2013).

"Foi um momento mágico do circuito brasileiro, quando a galera podia viver bem do surfe, todo mundo podia construir sua vida ali e Graças a Deus eu aproveitei a oportunidade nos sete anos que fiz parte da elite", disse Renato Galvão. "Foi o SuperSurf que projetou a minha carreira, me deu a chance de conseguir bons patrocinadores. Eu pude correr o Circuito Mundial com os destaques que fui tendo no Circuito Brasileiro. Essa é a importância de termos um Circuito Brasileiro forte. Estes três últimos anos foi bem difícil pra galera que vive no Brasil, não tivemos Circuito Brasileiro, muita gente desistiu, parou, a galera que continuou vários estão sem patrocínio. Acho que um circuito forte, com mídia como era antes, vai ser bom também pras marcas nacionais voltarem a investir nos atletas".

O carioca Leonardo Neves.
Tops mundiais - Além dos campeões brasileiros, a nova geração também terá que encarar surfistas que já fizeram parte do seleto grupo dos melhores do mundo que disputam o WCT, como Victor Ribas, que até o título de Gabriel Medina no ano passado era quem tinha conseguido a melhor posição no ranking mundial, terceiro lugar. O carioca Raoni Monteiro era da elite até o ano passado e os outros que também defenderam o país na divisão principal do esporte são o cearense Heitor Alves, o carioca Leonardo Neves, o paranaense Jihad Kohdr, o potiguar Danilo Costa e os pernambucanos Paulo Moura e Bernardo Pigmeu. Todos eles estarão se apresentando durante esta semana no Oi SuperSurf de São Sebastião.

Ranking 2015 - Dos 160 inscritos para a etapa de abertura na Praia de Maresias, 95 não participaram das duas provas estaduais de Santa Catarina e São Paulo que abriram o ranking 2015 da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP). O líder é o jovem paulista Deivid Silva, que no ano passado conquistou o título sul-americano Pro Junior, com 1.555 pontos, seguido de perto pelo experiente Jihad Kohdr com 1.310. Em terceiro estão o cearense Messias Felix e o paulista Alex Ribeiro empatados com 1.180 e Robson Santos é o quinto com 1.070. No entanto, o resultado do Oi SuperSurf pode mudar completamente a classificação, pois os principais cabeças de chave já estrearão na quarta fase com 1.440 pontos garantidos e o campeão que será conhecido no domingo recebe 6.000 pontos.

O paulista Odirlei Coutinho.
O Oi SuperSurf será realizado com patrocínio da Oi através da Lei de Incentivo ao Esporte e da marca Smolder de surfwear, pela Associação Brasileira de Surf Profissional em conjunto com a Revista Hardcore e produção da Casa da Árvore. O evento será transmitido ao vivo na internet pelo http://oisupersurf.com.br/ e as outras etapas serão na Praia Grande de Ubatuba (SP) nos dias 12 a 16 de agosto, Praia da Joaquina em Florianópolis (SC) de 09 a 13 de setembro e Praia de Itaúna em Saquarema (RJ) de 14 a 18 de outubro.

A Oi e o Esporte - A Oi tem longo histórico de apoio ao esporte, com patrocínios a grandes eventos, equipes e atletas. A Oi foi uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, também apostou no basquete patrocinando o NBA Global Games Rio 2014 e o torneio NBA 3X com o Oi Galera, que tem como embaixador o campeão mundial Gabriel Medina. Neste ano, já patrocinou os Jogos Cariocas de Verão e o Oi Bowl Jam de skate e o incentivo da Oi a projetos esportivos, principalmente de esportes radicais e urbanos, é um dos pilares de investimento de marketing da Oi. A companhia tem grande expertise na participação, com patrocínio ou prestação de serviços de telecomunicações em grandes competições realizadas no país, como o Oi Rio Pro, etapa brasileira da World Surf League, e agora o Oi SuperSurf.

BATERIAS DO SUPERSURF DE SÃO SEBASTIÃO:
PRIMEIRA FASE - 3º=129º lugar (260 pontos) / 4º=145º lugar (160 pontos):
1ª) Bruno Rodrigues (PE), Charlie Brown (CE), Flavio Costa (BA), Fabio Pereira (SP)
2ª) Carlos Eduardo (SP), Guilherme Lopes (RJ), Paulo Andrade (PE), Ulisses Meira (PB)
3ª) Amani Valentim (PR), Jonas Tatuíra (SC), José Francisco Fininho (RJ), Emerson Santos (SP)
4ª) Alan Jhones (RN), Junior Lagosta (PE), Gabriel Galdino (SC), Eduardo Amorim (SC)
5ª) Leandro Bastos (RJ), Wesley Leite (SP), Marinho Lima (RN), Kallebe Kymerson (ES)
6ª) Rodolfo Queiroz (RJ), Robson Gobbato (RS), Felipe Ximenes (SC), Nathan Brandi (SP)
7ª) Hugo Netto (RJ), Paulo Maia (SP), Patrick Tamberg (FN), Magno Pacheco (SP)
8ª) José Eduardo Fernandes (RJ), Krystian Kymerson (ES), Mariano Arreyes (RJ), Samuel Pupo (SP)
9ª) Johnny Lacerda (SP), Eric de Souza (RJ), Gustavo Ribeiro (SP), Cleiton Felix (SP)
10) Icaro Lopes (CE), Netto Moura (SP), Thiago Barcellos (RJ), Danilo Costa (RN)
11) Jeronimo Vargas (RJ), Costinha (SP), Bernardo Pigmeu (PE), Josias Pedrinha (RS)
12) Michel Roque (CE), Rodrigo Farias (SC), Matheus Farias (RJ), Maicol Santos (SP)
13) Marcus Cintra (CE), Phillipe Chagas (SP), Peterson Crisanto (PR), Jofrey Seibel (SC)
14) Felipe Alberto (SC), Edgard Groggia (SP), Pablo Paulino (CE), Eloin Travisani (SC)
15) Victor Ribas (RJ), Lucas Pazolini (ES), Halley Batista (PE), Adriano Camargo (SP)
16) Hugo Bitencourt (RJ), Adilton Mariano (CE), Giuliano Arreyes (RJ), Davio Figueiredo (RJ)

SEGUNDA FASE - Pré-classificados - 3º=97º lugar (408 pontos) / 113º lugar (312 pontos):
1ª) André Luiz (SC) e Heitor Alves (CE)
2ª) Gabriel Ferreira (SP) e Gustavo Fernandes (RJ)
3ª) Wallace Junior (BA) e Felipe Oliveira (SP)
4ª) Marcio Freitas (CE) e Marcelo Trekinho (RJ)
5ª) Kadu Medeiros (SP) e Bruno Moraes (SC)
6ª) Kaique Oliveira (SC) e Yage Araujo (BA)
7ª) Gilmar Silva (SP) e Pedro Norberto (SC)
8ª) Pedro Neves (RJ) e Arno Anheli (SP)
9ª) André Gonçalves (SC) e Icaro Rodrigues (SP)
10) Arthur Souza (CE) e Maxsswell Ribeiro (SP)
11) Douglas Silva (PE) e Gabriel Adisaka (SP)
12) Duda Carneiro (CE) e Itim Silva (CE)
13) Geovane Ferreira (SP) e Raoni Monteiro (RJ)
14) Anselmo Correia (RJ) e Leonardo Neves (RJ)
15) Alan Marcos (SC) e Jonatan Busetti (SC)
16) Gustavo Sanches (SP) e Jean da Silva (SC)

TERCEIRA FASE - Pré-classificados - 3º=65º lugar (960 pontos) / 4º=81º lugar (512 pontos):
1ª) Deivid Silva (SP) e Juliano Uzuelli (SP)
2ª) Julio Terres (SC) e Tânio Barreto (AL)
3ª) Cauê Wood (SC) e Rafael Teixeira (ES)
4ª) Victor Valentim (PR) e Felipe Alves (CE)
5ª) David Silva Filhão (SP) e Leandro Cruz (SP)
6ª) Alessandro Puga (PR) e Artur Silva (CE)
7ª) Dodô Veiga (SP) e André Moi (SC)
8ª) Hizunomê Bettero (SP) e Cezar Aguiar (PE)
9ª) Paulo Moura (PE) e Frank Cordeiro (PE)
10) Lucas Santos (SP) e Eduardo Barrionuevo (SP)
11) Tomas Hermes (SC) e Marco Aurélio (SP)
12) Saulo Junior (SP) e Leo Andrade (BA)
13) Lucas Silveira (RJ) e Alon Campestrini (SC)
14) Ian Gouveia (PE) e Igor Morais (RJ)
15) Simão Romão (RJ) e Edher Reis (SP)
16) Thiago Camarão (SP) e Yan Daberkow (SC)

QUARTA FASE - Cabeças de Chave - 3º=33º lugar (1.920 pontos) / 4º=49º lugar (1.440 pontos):
1ª) Jihad Khodr (PR) e Tamaê Bettero (SP)
2ª) Alandreson Martins (BA) e Caetano Vargas (PR)
3ª) Thiago Guimarães (SP) e Dunga Neto (CE)
4ª) Renato Galvão (SP) e Alex Lima (SC)
5ª) Messias Felix (CE) e Ricardo Ferreira (SP)
6ª) Samuel Igo (PB) e Sidney Guimarães (SP)
7ª) Luan Carvalho (SP) e Luciano Brulher (SP)
8ª) David do Carmo (SP) e Cainã Barletta (SC)
9ª) Robson Santos (SP) e Diego Rosa (SC)
10) Matheus Navarro (SC) e Artur Aguiar (SP)
11) Bruno Galini (BA) e Willian Cardoso (SC)
12) Flavio Nakagima (SP) e Gustavo Bertotto (RS)
13) Marco Fernandez (BA) e Douglas Noronha (SP)
14) Bino Lopes (BA) e Ygor Arakaki (SC)
15) Odarci Teco Nonato (SP) e Odirlei Coutinho (SP)
16) Alex Ribeiro (SP) e Rodrigo Wazlawick (SC)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->