Huanchaco Repalsa Longboard Pro começa nesta quinta - EsporteNaRede

Últimas

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Huanchaco Repalsa Longboard Pro começa nesta quinta

Sexta edição do tradicional evento do Peru na Playa El Elio de Huanchaco será apresentado pela Claro e Samsung neste ano.

Colaboração de texto: João Carvalho/Andres Cortes/ASPSouth America
Colaboração de foto: Renato Moreno/ASPSouth America

O Huanchaco Repalsa Longboard Pro apresentado pela Claro e Samsung abre o calendário 2015 da WSL South America nesta quinta (12) no Peru. A sexta edição de um dos eventos mais tradicionais dos pranchões no mundo, prossegue até sábado na Playa El Elio de Huanchaco, em Trujillo, no litoral norte do país andino. As grandes estrelas da modalidade vão disputar uma premiação total de 12,5 mil dólares, sendo 10 mil dólares para a categoria masculina e 2,5 mil dólares para a feminina. Esta etapa também abre a disputa pelos títulos sul-americanos de longboard profissional, que neste ano serão decididos no Rip Curl Longboard Pro, nos dias 24 a 26 de julho no balneário de San Bartolo, também no Peru. Além disso, o ranking dos dois eventos classifica os dois primeiros colocados de cada categoria para disputar o título mundial de Longboard da World Surf League.

Os grandes astros nas competições da modalidade na América do Sul são o peruano Piccolo Clemente e o brasileiro Rodrigo Sphaier. Ambos já conquistaram duas vitórias nos cinco anos da história do Huanchaco Longboard Pro e têm dois títulos sul-americanos em seus currículos. Campeão mundial de 2013, Piccolo Clemente passou a liderar todos os recordes de participação no evento quando igualou o bicampeonato de Rodrigo Sphaier na final contra o carioca Phil Rajzman no ano passado. A novidade em 2014 foi a inclusão da categoria feminina e a pernambucana Atalanta Batista festejou o seu primeiro título sul-americano na decisão brasileira contra Thiara Mandelli.

Já entre os homens, as atuações do local de Huanchaco, Piccolo Clemente, na Playa El Elio são impressionantes. Ele foi finalista em quatro das cinco edições do Huanchaco Longboard Pro, vencendo vinte das 23 baterias que disputou com um incrível índice de 87,0% de aproveitamento. O brasileiro Rodrigo Sphaier, que parou nas semifinais do ano passado, apresenta 81,8% de vitórias, ganhando dezoito das 22 baterias que participou no Peru. O saquaremense venceu a primeira edição do evento em 2010 na única final envolvendo os dois protagonistas. No ano seguinte foi a vez de Piccolo Clemente festejar sua primeira vitória, mas em 2012 voltou a ser derrotado por outro brasileiro de Saquarema, Jeferson da Silva.

A pior participação do peruano foi em 2013, quando não passou da terceira fase e terminou em nono lugar, mas, para compensar, foi neste ano que Piccolo Clemente conquistou o título mundial da extinta Association of Surfing Professionals (ASP), que mudou o seu nome para World Surf League (WSL) agora em 2015. E a decisão deste título mundial na China foi novamente contra Rodrigo Sphaier, que no começo do ano tinha conseguido o bicampeonato inédito na história do Huanchaco Longboard Pro. Piccolo Clemente igualou o feito no ano passado, na segunda final consecutiva perdida pelo campeão mundial de 2007, Phil Rajzman. Em 2014, o carioca ainda decidiu pela segunda vez o título mundial na China, mas foi derrotado na final pelo australiano Harley Ingleby.

O sexto capítulo da história da etapa peruana começa nesta quinta-feira com a abertura do Huanchaco Repalsa Longboard Pro apresentado pela Claro e Samsung. O evento vai reunir novamente as grandes estrelas dos pranchões na América do Sul e também de outros países. Uma das atrações será o norte-americano Tony Silvagni, que foi semifinalista em sua única participação no ano de 2013, com Phil Rajzman acabando com a sua invencibilidade nas baterias que tinha disputado até ali na Playa El Elio.

Reserva Mundial de Surf - Reconhecido como Reserva Mundial de Surf em 2013, Huanchaco oferece uma das ondas mais constantes do litoral do Peru. A praia El Elio é um pico predominante de esquerdas que quebram sobre um fundo de pedras com ocasionais bancos de areia para os melhores longbaorders do mundo mostrarem sua versatilidade e adaptabilidade nas longas paredes do norte do Peru.

O Huanchaco Repalsa Longboard Pro Peru 2015 apresentado pela Claro e Samsung é patrocinado pela Maltin Power, Prefeitura Municipal de Huanchaco, Câmara de Turismo de Huanchaco, Omega, Kapricornio e Bloqueadores Bahia, com apoio da Sider Peru, Cementos Pacasmayo e Jornal Libero.

Nova etapa no Peru - Nos últimos 4 anos, a etapa de Huanchaco foi a única da modalidade realizada na América do Sul e definia o campeão sul-americano, bem como as vagas para disputar o título mundial de Longboard. Agora em 2015, os dois classificados das categorias masculina e feminina e os campeões da WSL South America serão decididos em duas etapas. A novidade é o Rip Curl Longboard Pro, que também acontecerá no Peru, entre os dias 24 e 26 de julho no balneário de San Bartolo, mais próximo da capital Lima. As duas provas oferecem premiação de US$ 10 mil para os homens e US$ 2,5 mil para as mulheres, com ambas valendo 1.000 pontos para o ranking do WSL South America Longboard Series 2015.

CAMPEÕES SUL-AMERICANOS DE LONGBOARD PROFISSIONAL:
2014 - Piccolo Clemente (PER) e Atalanta Batista (BRA-PE)
2013 - Rodrigo Sphaier (BRA-RJ)
2012 - Jeferson da Silva (BRA-RJ)
2011 - Piccolo Clemente (PER)
2010 - Rodrigo Sphaier (BRA-RJ)
2009 - André Luiz Deca (BRA-RJ)

CAMPEÕES DA HISTÓRIA DO HUANCHACO LONGBOARD PRO:
2014: Piccolo Clemente (PER) derrotou Phil Rajzman (BRA) e Atalanta Batista (BRA)
2013: Rodrigo Sphaier (BRA) derrotou Phil Rajzman (BRA) na final
2012: Jeferson da Silva (BRA) derrotou Piccolo Clemente (PER)
2011: Piccolo Clemente (BRA) derrotou Danilo Rodrigo (BRA)
2010: Rodrigo Sphaier (BRA) derrotou Piccolo Clemente (PER)

RANKING SUL-AMERICANO DE 2014 - Resultado do Huanchaco Longboard Pro:
1.o: Piccolo Clemente (PER) - 250 pontos
2.o: Phil Rajzman (BRA) - 188
3.o: Rodrigo Sphaier (BRA) - 141
3.o: Jeferson da Silva (BRA) - 141
5.o: Carlos Bahia (BRA) - 105
5.o: Jefson Silva (BRA) - 105
5.o: Amaro Matos (BRA) - 105
5.o: Fernando Rodriguez (PER) - 105
9.o: Rodrigo de Sousa (BRA) - 79
9.o: Wenderson Biludo (BRA) - 79
9.o: Robledo Oliveira (BRA) - 79
9.o: Luan Xavier (BRA) - 79
13.o: Paulo Giachetti (BRA) - 69
13.o: Juan Jose Corzo (PER) - 69
13.o: Jean Pierre Saldaña (PER) - 69
13.o: Eglin Santos (BRA)

RANKING SUL-AMERICANO FEMININO - Resultado do Huanchaco Longboard Pro:
1.a: Atalanta Batista (BRA) - 250 pontos
2.a: Thiara Mandelli (BRA) - 188
3.a: Mainá Thompson (BRA) - 141
3.a: Karina Abras (BRA) - 141
5.a: Cristiana Pires (BRA) - 105
5.a: Karen Mendiguetti (PER) - 105
5.a: Claudia Hinostroza (PER) - 105
5.a: Alexia Litman (ARG) - 105





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->