FBF e clubes definem 2ª Divisão do Baianão 2015 - EsporteNaRede

Últimas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

FBF e clubes definem 2ª Divisão do Baianão 2015

Quase tudo pronto para a bola rolar em mais uma competição de futebol profissional na Bahia. Na terça-feira (10), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e os clubes definiram os últimos detalhes para o início da 2ª Divisão do Baianão 2015.

Fonte e foto: FBF

A reunião do Conselho Técnico foi realizada na sede da entidade e contou com as presenças de presidentes e representantes das nove agremiações participantes. Disputarão o acesso à 1ª Divisão de 2016 o Atlético de Alagoinhas, Botafogo Fluminense de Feira, Flamengo de Guanambi, Jequié, Juazeiro, Ypiranga, Itabuna e o Grapiúna. Profissionais da imprensa esportiva também prestigiaram o evento.

Por lei, a fórmula de disputa desta edição será exatamente a mesma utilizada em 2014. Na primeira fase, que será disputada entre 19 de abril e 14 de junho, os nove clubes ficarão em um mesmo grupo, onde se enfrentarão em jogos apenas de ida, no sistema de pontos corridos.

Os dois melhores colocados conquistarão o acesso à 1ª Divisão de 2016 e avançarão para a Segunda Fase, a final. Na decisão, as duas equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta, nos dias 21 e 28 de junho.

Além do acesso e dos troféus de campeão e vice-campeão, os dois clubes finalistas garantirão vagas na Copa Governador do Estado 2015, que será disputada no segundo semestre. A copa valerá uma vaga na Copa do Brasil 2016 e outra na Série D do Brasileirão do mesmo ano. Já as duas piores colocadas terão que se submeter à disputa do Torneio Seletivo para voltar à 2ª Divisão no próximo ano.

Na oportunidade, também ficou definido o dia 10 de março como prazo final para a entrega dos laudos técnicos e apresentação dos estádios em condições necessárias para a prática do futebol. O mando de campo de cada clube será, obrigatoriamente, o estádio da sua cidade de origem.

A FBF não aceitará mudanças de mando de campo, salve em casos de punições perdas de mandos impostas pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJDF-BA). Por tanto, a agremiação que não apresentar até 10 de março os laudos aprovados e o estádio em boas condições será imediatamente excluída da disputa.

A diretoria da entidade ainda alertou os presentes, mais uma vez, sobre o cumprimento do regulamento de competições, CBJD e estatuto do torcedor, que determinam a obrigatoriedade de medidas como presença de ambulância com um médico e dois enfermeiros, médicos no banco de reservas e profissionais de comissão técnica inscritos no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Novidades - Ainda durante a reunião, o presidente Ednaldo Rodrigues anunciou novidades para as próximas edições do Estadual. Os sistemas de acesso e descenso sofrerão alterações.

Em 2016 e 2017, apenas um clube, o campeão do acesso, ascenderá à elite do Baianão, enquanto que dois clubes serão rebaixados da 1ª para a 2ª Divisão. Assim, a partir de 2018, o Baianão terá o número de dez participantes em cada divisão para atender rigorosamente o calendário do futebol brasileiro, que disponibiliza apenas 12 datas para os Estaduais da região Nordeste, que são conciliados com a Copa do Nordeste.

Além do presidente Ednaldo Rodrigues, representaram a FBF no encontro o atual vice-presidente assessor jurídico, Manfredo Lessa; o vice-presidente eleito e diretor de registros e transferências, Ricardo Lima e o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim.

Já pelos clubes, estiveram presentes os presidentes de Atlético de Alagoinhas, Raimundo Queiroz; Botafogo, Adalberto Lopes; Flamengo de Guanambí, Washington Lucas; Fluminense, Gerinaldo Costa; Grapiúna, Álvaro Costa; Itabuna, Ricardo Xavier; Jequié, Juarez Almeida; Juazeiro, Antônio Barbosa e do Ypiranga, Emerson Ferreti. Também compareceram vice-presidentes e diretores das agremiações.

Reunião do Conselho Técnico foi realizada na terça-feira (10).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->