Sup invade Quintas do Sauípe - EsporteNaRede

Últimas

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Sup invade Quintas do Sauípe

Representantes de várias estados da tribo nacional do Stand Up Paddle invadiram o Condomínio Quintas de Sauípe, no litoral norte da Bahia para a disputa do Bahia SUP Eco, evento classificatório para o mundial da ISA, válido pelo Brasileiro e pelo Baiano da modalidade.

Por: Miguel Brusell com Informações do SupClub
Fotos: Gabriela Simões

Com apenas uma duna separando o local das competições nas ondas do local da prova de longa distância, Quintas de Sauípe serviu de cenário mais que perfeito para as disputas em pé do "Esporte Dos Reis Havaianos".

Além de contar pontos para o Campeonato Baiano, a competição valeu como segunda etapa do circuito brasileiro de SUP, distribuindo preciosos pontos no ranking nacional, o que foi o verdadeiro motivo da invasão de representantes de vários estados da União. A disputa da categoria Waves, nas ondas, foi dividida em dois dias. Classificatórias no Sábado e finais no domingo.



Na final entre os profissionais masculino, o melhor foi o representante do Rio de Janeiro, Ian Vaz que "matou" a bateria com um dez unânime e um oito. Na profissional feminino, a vencedora foi Nicole Pacelli (SP), ficando Jairo Flores (BA) com a vitória na master masculino e Paulo Sefton (SC) na grand master masculino.

Após a vitória, o carioca contou como foi a sua participação. "Foi muito maneiro. O local é muito lindo e as pessoas são gente boa. Só o mar que não estava muito bom. Estava muito difícil, porque estava ventando maral. Desde o começo, disputei cinco baterias para chegar na final. O primeiro round foi mais tranquilo mas, a partir do segundo, só bateria difícil. Nas quartas competi contra o Caio, que é meu irmão, e o Leco que é campeão mundial. Foi uma bateria muito difícil", contou o vencedor.

Babi e Paulão vencem na Race

Nas categorias Race, ou de remada, disputadas em uma lagoa, a baiana Bárbara Brazil, a Babi venceu a categoria feminino profissional e Paulo dos Reis (SP), o Paulão venceu a Masculino. A largada aconteceu um pouco depois do meio dia, sob forte calor, nas águas calmas que obrigaram os remadores a fazer bastante força.

Desde o início, Paulão assumiu a liderança empatado com Mario Cavaco, de Santos. A dupla brigou forte até a linha chegada, quando Paulão conseguiu abrir vantagem. No feminino, Babi Brazil conseguiu vencer com larga vantagem sobre as demais competidoras.


Na disputa pela segunda colocação, porém, uma briga espetacular foi protagonizada por Monica Pasco (SP), Lena Guimarães Ribeiro (RJ) e Giselle Mota (SP) que chegaram empatadas, porém, a primeira a encostar na bandeira foi Monica, seguida por Lena, seguida por Gisele.

Mario Cavaco assume a liderança do ranking profissional masculino e, no feminino Babi segue na liderança. Marcelo Lins foi o primeiro colocado na master e sexto colocado por ordem de chegada. Guilherme Cunha venceu na SUP kids, Guilherme Batista na SUP junior masculino e Isttefany Morais na feminino.



Após as finais, o presidente da Confederação Brasileira de SUP, Ivan Floater elogiou bastante a organização do evento. "O evento foi muito positivo para o SUP, um cenário novo e os atletas estão bem felizes por estar surfando esta onda que é uma onda difícil. Competição é assim. Onde estão os melhores atletas competindo, independente da condição técnica da onda eles estão entrando na água para vencer, então, foi isto que eles fizeram", explica.

Um dos responsáveis pela organização do evento, o presidente da Associação Baiana de SUP, José Augusto também fez bonito na lagoa. "Um evento deste porte, sempre, dá muito trabalho para ser realizado. Além de ser válido pelo Brasileiro, classifica 12 atletas para o Mundial da Isa que será disputado em 2015. Competi é sempre mais fácil do que organizar, porque a gente está entre os amigos, interagindo na competição. Acho que é a melhor parte", confessa o organizador competidor.



Resultado:
Sup Wave Profissional Masculino:
1º) Ian Vaz
2º) Adriano Trinca Ferro
3º) Matheus Salazar
4º) Leco Salazar

Sup Wave Profissional Feminino:
1º) Nicole Pacelli
2º) Aline Adisaka
3º) Carola Hoisel
4º) Maniá Thompson

Sup Wave Master Masculino:
1º)  Jairo Flores
2º) Roberto Vieira
3º) Jeferson Comarú
4º) Paulo Sefton

Sup Wave Grand Master Masculino:
1º) Paulo Sefton
2º) Claudio Carneiro
3º) Beto Vaz
4º) José Olavo
4º) Samir Silva

Sup Race Profissional Masculino:
1º) Paulo dos Reis (SP)
2º) Mario Cavaco (SP)
3º) Arthur Santacreu (SP)
4º) Guilherme Batista (SP)
5º) Vinnicius Martins (RJ)
6º) Marcelo Lins (SP)
7º) Alex Araujo (CE)
8º) Gabriel Vilarinho (PE)
9º) Bruno Pitanga (BA)

Sup Race Profissional Feminino:
1º) Barbara Brazil (BA)
2º) Monica Pasco (SP)
3º) Lena Guimarães Ribeiro (RJ)
4º) Giselle Mota (SP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->