» » Shihan baiano será atração do campeonato de Karatê Kyokushin

Com a presença do Shihan baiano, Francisco Filho, será disputado amanhã (4), a partir das 10 horas, no Ginásio de Esportes do Instituto Social da Bahia, em Ondina, o primeiro Campeonato Baiano de Karatê Kyokushin.

.                                                                                                                                    Fotos: Gabriela Simões

Por: Miguel Brusell
O Kyokushin ou Kyokushinkaikan é um dos mais novos estilos do caratê, desenvolvido pelo coreano Masutatsu Oyama e é praticado com ênfase no condicionamento físico/mental do praticante. O baiano de Salvador, atualmente residente em São Paulo, mas cidadão do mundo, Francisco Filho é um dos maiores representantes mundial do estilo Kyokushin.

O carateca baiano fez fama mundial com as suas atuações no K1, importante torneio de lutas do Japão, e pela sua impressionante performance no desafio das cem lutas seguidas contra faixas pretas. Mostrando a força do povo Nordestino, o  baiano foi o primeiro no mundo a passar por este teste sem parar no Hospital, depois da realização.

O significado do nome Kyokushin diz que o estilo pretende alcançar as verdadeiras raízes do caratê como arte marcial. Os treinos são duros e ostensivos. Segundo o sensei Manoel Mascote, presidente da Federação Baiana de Karate Kyokushin Oyama (FBKKO), o Karatê Kyokushin é de contato e a regra é de nocaute. Muitas lutas deverão ser decidida com nocaute.

Desde ontem na capital baiana, o Shihan Francisco comentou sobre a felicidade de estar presente em uma competição de Kyokushin em sua terra natal. "É com grande prazer que estou aqui, ainda mais sendo a Bahia a minha Terra Natal. Fico muito satisfeito com o trabalho que o sensei Manoel vem desenvolvendo já há algum tempo. O Karate Kyokushin vem crescendo no Brasil inteiro. Especialmente na Bahia, procuro dar uma atenção maior, sempre estando presente, pelo menos, uma vez por anos", afirma o sensei.

Após o campeonato, o Shihan Francisco vai ficar por mais uma semana em Salvador para apresentar um novo sistema de treinamento de Kick Boxing, que ele desenvolveu e vem divulgado. "É um sistema que desenvolvi há cerca de sete anos que chamo de Ichigeki Kickboxing, que busca os princípios da arte marcial do caratê para o Kickboxing. É o Kick Boxing com um pouquinho mais de filosofia e disciplina", revela o Shihan.

O primeiro Campeonato Baiano de Karatê Kiokunshin será realizada pela Federação Baiana de Karatê Kyokunshi Oyama (FBKKO) em parceria com a Federação Baiana de Jiu Jitsu (FBJJ), Ichigeki Kickboxing e China, com apoio da Alabama.

Sobre os autores:

Gabriella Simões fez Fotografia Digital no Sesc e é associada a Arfoc/Brasil através da Arfoc/BA. Miguel Brusell é formado em Comunicação Social na UFBA, tem pós em Gestão de Informações para Multimeios na FTC e bloga desde 2003.
«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga