» » Reinauguração da estátua de Pelé

A estátua que retrata Pelé em uma das maiores conquistas do futebol brasileiro, o tricampeonato mundial de 1970, foi reinaugurada na Itaipava Arena Fonte Nova neste domingo (18), às 17 horas, mesmo dia do confronto entre Bahia e Santos pelo Campeonato Brasileiro.


Fonte: Itaipava Arena Fonte Nova

O monumento de bronze, da artista plástica Lucy Viana Medina, foi originalmente inaugurado em 1971, mas em 2007 teve os braços e a Taça Jules Rimet quebrados e roubados. Com a implosão do antigo estádio e construção da nova arena, a estátua foi retirada e a recuperação foi feita pela artista plástica Márcia Magno, sob coordenação da Fundação Gregório de Mattos, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura.

Para proteger a obra e evitar nova ação de vândalos, a estátua ficará em um pedestal dentro da área cercada, mas continuará com visibilidade para quem passa pela Ladeira Fonte das Pedras.
Na breve cerimônia que marcará a reinstalação do monumento, estarão presentes Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos; Nilton Vasconcelos, secretário da SETRE; Raimundo Nonato Tavares, Bobô, diretor geral da Sudesb; e Frank Alcântara, presidente da Itaipava Arena Fonte Nova. Pelé também foi convidado, mas ainda não confirmou presença.

Sobre os autores:

Gabriella Simões fez Fotografia Digital no Sesc e é associada a Arfoc/Brasil através da Arfoc/BA. Miguel Brusell é formado em Comunicação Social na UFBA, tem pós em Gestão de Informações para Multimeios na FTC e bloga desde 2003.
«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga